segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Relato 3


Aula 2, 30 de abril de 2015


           Na aula 2 como regra, o professor Ray começou as atividades pontualmente às 14 h, mesmo tendo minoria dos alunos em sala.
         Iniciou a aula com um vídeo apresentando um relato oral da estudante do curso anterior, professora Socorro. Ela falou do medo e da experiência mínima que tinha na área de informática ao iniciar o PROINFO Educacional, sobre os obstáculos enfrentados no decorrer do curso, da perseverança que teve, elogiou e agradeceu ao professor Ray e colegas que ajudaram-na muito e tiveram paciência . A professora Socorro disse que essa formação a possibilitou vários aprendizados, como criar blogs, jogos, intertexto. O professor também relatou sobre outros colegas que apresentavam poucos conhecimentos na área de informática, tendo dificuldade até em ligar o computador e manusear o mouse, e concluíram o curso com êxito, passando a fazer uso de todo o aprendizado na sua vida pessoal e trabalho.
           Depois do vídeo participamos de uma dinâmica com o barbante, onde cada um respondia à pergunta o que é “Internet”, em seguida segurava um pedaço do barbante e lançava a outro, que respondia em uma palavra a mesma pergunta. No final a figura formada parecia uma teia, o que desencadeou questionamentos e conclusões sobre a Internet.
           Depois dessa atividade o professor falou sobre o envio por email da tabela de atividades, constatando se todos observaram-na e se havia algum erro. Também falou sobre a postagem da tabela de lanches e o cumprimento das atividades da aula anterior que receberia até terça-feira às 23h 59mim.
           Comentou sobre as normas de conduta da Internet, que assim como qualquer ambiente, nesse espaço também há regras de controle e conduta.
          Constatando a informação dita por um colega no debate da aula anterior, Ray reafirmou que a Internet foi criada com fins militares, mas com o passar dos anos, os aprimoramentos da tecnologia e a necessidade de compartilhar conhecimentos, esse aparato tecnológico chegou até hoje cada vez mais aprimorado e com grande acesso mundial, possibilitando cada vez mais compartilhamento de conhecimentos, e reduzindo distâncias.
           O professor explicou e tirou dúvidas sobre os termos WWW (World, Wide, Web) que significa site; UOL, por exemplo, provedor; @ em algum lugar; COM comercial; BR (Brasil), identificação do país. E email que é endereço eletrônico.
           Assistimos em seguida a um vídeo intitulado “Navegar é preciso”, com a história do surgimento da Internet, a ideia de interligar o mundo, suas necessidades, potencialidades, vantagens e desvantagens. O vídeo é muito interessante e ilustrativo, aparece um desenho de uma parede de fogo representando o firewall, tecnologia do computador usada para combater vírus ou qualquer riscos à máquina.
        Assistimos também ao vídeo História do Linux, sistema operacional criado pelo filandês Linus Torvalds. Sua primeira versão saiu em 1991, usada em ambiente gráfico. Se caracteriza como um sistema operacional de código livre, sem custos, de fácil acesso e adaptável, mantido por voluntários da área de computação de todo o mundo. Tem como símbolo o pingüim, mascote sugerido pelo próprio criador do sistema, que gostava muito de pingüins e os achava engraçados, além de ser uma imagem convidativa. Outros dizem que o Tux faz referência ao nome do criador com a UNIX, Torvalds UNIX.
           Tivemos a informação de que o mouse foi criado por um japonês, que trabalhando pela IBM, desenvolveu esse instrumento com capacidade de direcionar os comandos no computador.
           O professor citou outros sistemas operacionais como o Windows, com o símbolo da janela; a MAC OSX, como símbolo uma macã; Android, da Google, como símbolo um boneco verde. Sendo este último usado mais em celulares e tablets.
         Depois disso fizemos um breve lanche. Em seguida, foi projetada a tela inicial do Linux, onde nos familiarizamos com ela. O professor nos mostrou que podemos entrar usando o perfil de professor ou de aluno, que se caracteriza como aluno1, aluno 2, aluno3, etc. A senha de entrada tem o mesmo nome do perfil.
           Nos mostrou que o gabinete com o sistema operacional Linux pode se conectar a mais de um monitor. Computadores que suportam apenas um monitor se chamam monousuário, com dois ou mais monitores multiusuário.
       Observando os comandos na tela, acessamos o Linux e fizemos uma primeira atividade, criar uma pasta, arrastar, fazê-la diminuir e desaparecer. Não sei se houve mais atividades, pois necessitei sair dez minutos mais cedo.
          As aulas estão sendo muito produtivas, cada vez mais adquiro conhecimentos novos, mas acredito que nesse primeiro momento o professor poderia agilizar mais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário