Aula 2, 30 de abril de 2015
Na aula 2 como
regra, o professor Ray começou as atividades pontualmente às 14 h,
mesmo tendo minoria dos alunos em sala.
Iniciou a aula com
um vídeo apresentando um relato oral da estudante do curso anterior,
professora Socorro. Ela falou do medo e da experiência mínima que
tinha na área de informática ao iniciar o PROINFO Educacional,
sobre os obstáculos enfrentados no decorrer do curso, da
perseverança que teve, elogiou e agradeceu ao professor Ray e
colegas que ajudaram-na muito e tiveram paciência . A professora
Socorro disse que essa formação a possibilitou vários
aprendizados, como criar blogs, jogos, intertexto. O professor também
relatou sobre outros colegas que apresentavam poucos conhecimentos na
área de informática, tendo dificuldade até em ligar o computador e
manusear o mouse, e concluíram o curso com êxito, passando a fazer
uso de todo o aprendizado na sua vida pessoal e trabalho.
Depois do vídeo
participamos de uma dinâmica com o barbante, onde cada um respondia
à pergunta o que é “Internet”, em seguida segurava um pedaço
do barbante e lançava a outro, que respondia em uma palavra a mesma
pergunta. No final a figura formada parecia uma teia, o que
desencadeou questionamentos e conclusões sobre a Internet.
Depois dessa
atividade o professor falou sobre o envio por email da tabela de
atividades, constatando se todos observaram-na e se havia algum erro.
Também falou sobre a postagem da tabela de lanches e o cumprimento
das atividades da aula anterior que receberia até terça-feira às
23h 59mim.
Comentou sobre as
normas de conduta da Internet, que assim como qualquer ambiente,
nesse espaço também há regras de controle e conduta.
Constatando a informação
dita por um colega no debate da aula anterior, Ray reafirmou que a
Internet foi criada com fins militares, mas com o passar dos anos, os
aprimoramentos da tecnologia e a necessidade de compartilhar
conhecimentos, esse aparato tecnológico chegou até hoje cada vez
mais aprimorado e com grande acesso mundial, possibilitando cada vez
mais compartilhamento de conhecimentos, e reduzindo distâncias.
O professor explicou
e tirou dúvidas sobre os termos WWW (World, Wide, Web) que significa
site; UOL, por exemplo, provedor; @ em algum lugar; COM comercial; BR
(Brasil), identificação do país. E email que é endereço
eletrônico.
Assistimos em
seguida a um vídeo intitulado “Navegar é preciso”, com a
história do surgimento da Internet, a ideia de interligar o mundo,
suas necessidades, potencialidades, vantagens e desvantagens. O vídeo
é muito interessante e ilustrativo, aparece um desenho de uma parede
de fogo representando o firewall, tecnologia do computador usada para
combater vírus ou qualquer riscos à máquina.
Assistimos também
ao vídeo História do Linux, sistema operacional criado pelo
filandês Linus Torvalds. Sua primeira versão saiu em 1991, usada em
ambiente gráfico. Se caracteriza como um sistema operacional de
código livre, sem custos, de fácil acesso e adaptável, mantido por
voluntários da área de computação de todo o mundo. Tem como
símbolo o pingüim, mascote sugerido pelo próprio criador do
sistema, que gostava muito de pingüins e os achava engraçados, além
de ser uma imagem convidativa. Outros dizem que o Tux faz referência
ao nome do criador com a UNIX, Torvalds UNIX.
Tivemos a informação
de que o mouse foi criado por um japonês, que trabalhando pela IBM,
desenvolveu esse instrumento com capacidade de direcionar os comandos
no computador.
O professor citou
outros sistemas operacionais como o Windows, com o símbolo da
janela; a MAC OSX, como símbolo uma macã; Android, da Google, como
símbolo um boneco verde. Sendo este último usado mais em celulares
e tablets.
Depois disso fizemos
um breve lanche. Em seguida, foi projetada a tela inicial do Linux,
onde nos familiarizamos com ela. O professor nos mostrou que podemos
entrar usando o perfil de professor ou de aluno, que se caracteriza
como aluno1, aluno 2, aluno3, etc. A senha de entrada tem o mesmo
nome do perfil.
Nos mostrou que o
gabinete com o sistema operacional Linux pode se conectar a mais de
um monitor. Computadores que suportam apenas um monitor se chamam
monousuário, com dois ou mais monitores multiusuário.
Observando os
comandos na tela, acessamos o Linux e fizemos uma primeira atividade,
criar uma pasta, arrastar, fazê-la diminuir e desaparecer. Não sei
se houve mais atividades, pois necessitei sair dez minutos mais cedo.
As aulas estão
sendo muito produtivas, cada vez mais adquiro conhecimentos novos,
mas acredito que nesse primeiro momento o professor poderia agilizar
mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário