Relato Aula 1, PROINFO
INTEGRADO
No dia 23 de abril de
2015 foi realizado o segundo encontro do curso PROINFO INTEGRADO,
aula 01. Iniciando pontualmente às 14horas, o professor Ray repassou
algumas peças do gabinete de um computador e demonstrou a função
de cada uma: Hardware (HD), cooler, paint,. Falou do termo
“performance’’, muito utilizado na área de informática.
Questionado pelos alunos
falou sobre algumas marcas de computadores menos conceituadas no
mercado e outras mais, e dos processadores de melhor desempenho, como
Intel I 3, I 4, I 5. Quanto ao HD, nos informou que é uma memória
secundária que apresenta tamanho lógico, sua capacidade de
armazenamento, que de acordo com a necessidade do usuário pode ser
modificado, trocado ou formatado.
Voltou na linha do tempo
lembrando do disquete e sua capacidade de armazenamento que se
restringia a 1,38 Mb, sendo capaz apenas de armazenar a música Asa
Branca de Luiz Gonzaga, comparação feita com as tecnologias atuais
que supera o Gb, chegando ao Tb. Falou sobre a sobrecarga do HD, com
o uso inadequado da máquina, como ligar e desligar, muita informação
inútil armazenada, deixam o computador cada vez mais lento e
desconfigurado, requerendo formatação, e ou reposição ou
complemento com outro HD.
Falou sobre os relatos da
aula 0, alguns foram devolvidos por não serem enviados pelo Gmail,
inclusive o meu, que não observei essa informação. Também sobre o
cadastramento que devemos fazer no portal do MEC e E-PROINFO.
Assistimos a um vídeo
muito interessante “o que você vai Ser”, onde são feitos vários
questionamentos de uma criança ao adulto, sobre o que ele fez no
passado ou tem feito para ser alguém no presente. Assistimos a
outro vídeo “problematizando as tecnologias”, nos instigando
para a atividade seguinte. Além das imagens rápidas, nos apresentou
informações como a “ tecnologia produto da relação do homem com
o meio”, “as tecnologias permitiram a revolução no modo de
produção, comunicação e relacionamento” “ as mídias e
tecnologias invadem nosso cotidiano”, “ como podemos proceder na
escola para enfrentar os problemas/desafios em relação às
tecnologias”?
Fizemos um intervalo
breve com um maravilhoso lanche levado por quatro colegas. Depois
disso, com a organização feita pelo professor nos dividiu em 4
grupos, onde fizemos cartazes com figuras de revistas sobre
tecnologias. Dois grupos falaram sobre os benefícios da tecnologia e
os outros dois sobre os malefícios. O grupo C, o qual fiz parte, foi
o primeiro a apresentar a atividade sobre os benefícios da
tecnologia.
Essa atividade foi muito
produtiva, possibilitando a todos exporem suas opiniões e
participarem argumentando e contra-argumentando, enriquecendo o
trabalho. Inicialmente não compreendi as intenções do professor em
relação ao trabalho, mas com as outras apresentações pude
participar e entender melhor o objetivo do professor. Toda aula
permitiu uma maior integração entre os colegas e também com o
professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário