terça-feira, 4 de agosto de 2015

Relato 2


Relato Aula 1, PROINFO INTEGRADO

           No dia 23 de abril de 2015 foi realizado o segundo encontro do curso PROINFO INTEGRADO, aula 01. Iniciando pontualmente às 14horas, o professor Ray repassou algumas peças do gabinete de um computador e demonstrou a função de cada uma: Hardware (HD), cooler, paint,. Falou do termo “performance’’, muito utilizado na área de informática.
           Questionado pelos alunos falou sobre algumas marcas de computadores menos conceituadas no mercado e outras mais, e dos processadores de melhor desempenho, como Intel I 3, I 4, I 5. Quanto ao HD, nos informou que é uma memória secundária que apresenta tamanho lógico, sua capacidade de armazenamento, que de acordo com a necessidade do usuário pode ser modificado, trocado ou formatado.
           Voltou na linha do tempo lembrando do disquete e sua capacidade de armazenamento que se restringia a 1,38 Mb, sendo capaz apenas de armazenar a música Asa Branca de Luiz Gonzaga, comparação feita com as tecnologias atuais que supera o Gb, chegando ao Tb. Falou sobre a sobrecarga do HD, com o uso inadequado da máquina, como ligar e desligar, muita informação inútil armazenada, deixam o computador cada vez mais lento e desconfigurado, requerendo formatação, e ou reposição ou complemento com outro HD.
           Falou sobre os relatos da aula 0, alguns foram devolvidos por não serem enviados pelo Gmail, inclusive o meu, que não observei essa informação. Também sobre o cadastramento que devemos fazer no portal do MEC e E-PROINFO.
          Assistimos a um vídeo muito interessante “o que você vai Ser”, onde são feitos vários questionamentos de uma criança ao adulto, sobre o que ele fez no passado ou tem feito para ser alguém no presente. Assistimos a outro vídeo “problematizando as tecnologias”, nos instigando para a atividade seguinte. Além das imagens rápidas, nos apresentou informações como a “ tecnologia produto da relação do homem com o meio”, “as tecnologias permitiram a revolução no modo de produção, comunicação e relacionamento” “ as mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano”, “ como podemos proceder na escola para enfrentar os problemas/desafios em relação às tecnologias”?
           Fizemos um intervalo breve com um maravilhoso lanche levado por quatro colegas. Depois disso, com a organização feita pelo professor nos dividiu em 4 grupos, onde fizemos cartazes com figuras de revistas sobre tecnologias. Dois grupos falaram sobre os benefícios da tecnologia e os outros dois sobre os malefícios. O grupo C, o qual fiz parte, foi o primeiro a apresentar a atividade sobre os benefícios da tecnologia.
           Essa atividade foi muito produtiva, possibilitando a todos exporem suas opiniões e participarem argumentando e contra-argumentando, enriquecendo o trabalho. Inicialmente não compreendi as intenções do professor em relação ao trabalho, mas com as outras apresentações pude participar e entender melhor o objetivo do professor. Toda aula permitiu uma maior integração entre os colegas e também com o professor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário